A Nossa Empresa

Sobre Nós

A QUARPOR – Minas e Minerais S.A. é uma empresa sediada em Carrazeda de Ansiães, no distrito de Bragança, que se dedica à produção e transformação de quartzo de alta qualidade, entre outros serviços do setor.

Neste momento, extraímos o nosso produto de duas minas concessionadas, designadas de Reborosa e Carqueijais.
Temos, ainda, projetos de prospeção e pesquisa em curso, nos concelhos de Vila Flor e Carrazeda de Ansiães. Através de um processo de extração inovador e sustentável, recolhemos quartzo de aspeto leitoso, de uma qualidade excelente.

As utilizações da nossa produção são variadas, desde aglomerados de pedra, a pisos industriais, vidro ou mesmo cerâmica, entre muitos outros. Convidamo-lo a navegar pelo nosso site, para ficar a conhecer-nos melhor.

Vídeo QUARPOR

As Nossas Instalações

A nova unidade industrial da QUARPOR está localizada em no Lugar da Coelha, freguesia de Amedo, pertencente ao concelho de Carrazeda de Ansiães, no distrito de Bragança. A escolha do local permite o aproveitamento dos recursos disponíveis, assim como a revitalização e dinamização de uma região caída no esquecimento.

A QUARPOR tem, neste momento, duas minas concessionadas, designadas de Reborosa e Carqueijais, ambas no concelho de Carrazeda e que distam, entre si, e da unidade industrial, cerca de 4 km. Temos, ainda, vários pedidos de prospeção e pesquisa e decorrer, e aguardamos que seja emitido, a curto prazo, um novo contrato de concessão, este designado de Pedrianes, nos concelhos de Vila Flor e Carrazeda de Ansiães.

Em Reborosa e Carqueijais, o quartzo extraído é de excelente qualidade e de aspeto leitoso. Dadas as suas caraterísticas, o enfoque da produção está, atualmente, centrado na sua utilização em:

  • Aglomerados de pedra
  • Pisos industriais
  • Argamassas  
  • Tintas e vernizes
  • Componentes de filtragem de água e decapagem
  • Vidro  
  • Plásticos  
  • Cerâmicas  
  • Entre outros.

As Nossas Linhas Guia

Ambiente

Minimizar o impacto ambiental é condição da QUARPOR. Para isso, iremos cumprir, escrupulosamente, com os planos de lavra que determinam a recuperação paisagística, sempre que seja possível, permitindo aos solos a sua utilização e reduzindo, assim, a nossa pegada ecológica.   

Quando tal não for viável, devido às caraterísticas dos terrenos, possíveis afundamentos serão aproveitados como reservatórios de água, para utilização agrícola e/ou combate a fogos.  

Sensibilizados para estas questões, pretendemos, assim, neutralizar os efeitos da subtração de minério. 

Segurança & Proteção

A transformação do quartzo é extremamente complexa e um dos principais desafios prende-se com a produção de partículas de pó de sílica que, se não forem convenientemente aspiradas, podem constituir um constrangimento a esta atividade. Esta é uma das grandes preocupações da QUARPOR, desde o primeiro dia.   

Por isso, e para cumprir todos os parâmetros regulamentares, a nossa unidade industrial conta com um sistema de aspiração único no mercado, que além de aspirar, filtra o ar através de um composto complexo de filtros especiais, idênticos àqueles que são usados em salas cirúrgicas.   

Assim, asseguramos um grau de confiança de quase 100%, no que respeita ao ar e à sua limpeza, para que possa ser integrado, novamente, na unidade produtiva. Desta forma, evitamos o uso de chaminés para o exterior, com projeção de partículas de poeiras de sílica para a atmosfera, solucionando, parcialmente, um dos grandes problemas das atividades transformadoras.